3/16/2016

Vamos falar de peso?

Não gosto muito de falar de peso. Principalmente porque, apesar de nunca ter tido excesso de peso, nunca ou poucas vezes, tive o peso ideal. Ideal para mim.
Esta gravidez começou bastante torta e em 6 meses ganhei 9 quilos o que ultrapassa em boa escala o meu objectivo e a minha vontade. Acima de tudo porque já comecei com 3 de avanço que ganhei uns meses antes da gravidez.
Não é nada dramático, não! Nem de perto nem de longe.
Mas aprendi que cada mulher tem o seu drama e o seu objectivo. 
Tenho amigas que são muito magras e que lhes é difícil queixar do corpo porque ninguém lhes reconhece esse direito. Outras com peso a mais e que já é considerável a quem dizem sem pensar que basta fechar a boca, quando a comida é, na maior parte das vezes, uma falsa resposta a problemas,  inquietações,  dificuldades.
É como é, e cada uma com a sua.
Bem, eu que estava a perder um bocadinho o controle, acima de tudo porque deixei os treinos (por agora) com a minha querida Fhit Unit - e de quem tenho tantas saudades, e resolvi bater o pé e pôr alguns limites nisto.
Às vezes só precisamos que alguém nos diga que temos que o fazer para nos dar o clique. E sentir alguma pressão de um nutricionista, no meu caso, é bom.
Como estou quase de 27 semanas e a m
aior no parte do peso vem daqui para a frente,  quer eu queira quer não, a ideia não é perder,  é manter controlado, comer bem a pensar em mim e na Luísa e também pensar numa perspectiva de futuro, para não ser tão difícil perder o peso depois.
O que a Maria -uma nutricionista top que se não conhecem, aconselho - me traçou foi mais um regime, do que uma dieta. Pôs horas nas minhas refeições, nas minhas quantidades e cortou com as coisas "más" que andava a comer. Lembrou-me da água que nesta fase é tão importante e deu-me alternativas às minhas ganas fora de horas. 
Daqui a um mês regresso para ver se me "portei bem" e se o peso se manteve mais ou menos igual (não espero milagres).
Como foram as vossas experiências?

3 comments:

  1. Na primeira gravidez aumentei 9 quilos no total porque tive diabetes gestacional e fiz uma dieta rigorosa sem qualquer doce e muito pouco pão. Nos últimos meses não engordei nada.
    Desta vez (ainda não fiz o teste da glicémia) mas já engordei uns 7 ou 8 quilos ás 26 semanas.
    Como fiquei com prediabetes não tenho grandes ilusões mas como ando com grande apetite, tenho ignorado essa possibilidade até ter certezas.
    Sou seguida por uma nutricionista que me deu este plano: http://www.vinilepurpurina.com/2016/02/19/alimentacao-para-gravidas-2o-trimestre/

    Confesso que está a ser difícil segui-lo. Nos doces tenho pecado bastante. E no pão.

    ReplyDelete
  2. Eu estou de 24 semanas e já tenho 6 kg a mais, na primeira gravidez aumentei 8 kg no total e tive a gravidez quase toda de cama. O pior é que desta vez até ando no ginásio, vou todos os dias treinar e mesmo assim estou a aumentar muito :(.

    ReplyDelete
  3. Estou com 35 semanas já engordei 15kl
    Muito difícil segura o meu peso, pois já estava acima do normal quando engrávidei.

    ReplyDelete