vamos falar sobre isto?

Há mais ou menos um ano uma amiga minha disse, no nosso chat de amigas, que estava a usar o copo.
Todas reagimos bem, com curiosidade, a fazer perguntas. Dói? Como é que lavas? Quantas vezes por dia tens que tirar? Sentes? É caro? É seguro? É higiénico? Como é que se decide o tamanho? Enfim, uma série de perguntas que cada uma lhe perguntou. Tinha as minhas dúvidas e claro, os meus preconceitos.
Às vezes acontece-me isto. Rejeitar ou estranhar coisas e depois sentir até vergonha. Pensava no copo como uma coisa hippie. Que estupidez não é?
Uns meses depois decidi experimentar.
As vantagens são inúmeras.
É cómodo. Assim que se apanha o jeito - e é muito rápido de apanhar - não se sente mais o copo e dependendo de cada mulher, pode ser usado até 12 horas o que é um sonho tornado realidade. Pura e simplesmente não se pensa no assunto. Até para dormir.
É higiénico e previne infecções. Ao contrário do que se pensa, e eu era uma dessas pessoas, o copo é muito mais higiénico do que qualquer outro método. Não tem qualquer químico o que evita muitas das infeções que costumam chatear as mulheres e evita o síndrome de choque tóxico causado pelos tampões.
O preço: o meu, que é da Organi Cup custa 24€. Parece muito. Mas na verdade não é nada. Um copo menstrual dura 10 anos. Entre cada utilização apenas precisa de ser lavado. Os tampões mais baratos que encontrei na minha pesquisa custavam 6 cêntimos. De marca branca e com adaptador. Num período de 5 dias gastamos 1,5€. Em 16 meses o copo está pago. Se usarmos tampões de marca (eu usava sempre) e sem adaptador em 8 meses ou menos está pago. Tendo em conta que fomos premiadas com mais ou menos 40 anos disto....
É ecológico. Não produz qualquer lixo. Para mim, que sinto que não sou a pessoa mais ecológica do mundo, esta medida deixou-me verdadeiramente feliz. Pura e simplesmente deixei de produzir esse lixo mais o lixo das embalagens que não é contabilizado nas estatísticas e isso é uma enorme vantagem.
Uma vantagem que acho muito importante: podem usar com o DIU. De qualquer maneira informem-se sobre isto com o vosso ginecologista uma vez que pode (ou não) haver necessidade de encurtar os fios do do dispositivo.
As desvantagens. Honestamente eu só encontro uma mas que não chega a ser desvantagem, talvez inconveniente. Se houver necessidade de trocar o copo numa casa de banho pública. Confesso que só me aconteceu uma vez e desenrasquei-me bem (se quiserem saber depois conto como fiz) mas há à venda toalhitas específicas para estas situações e podem usar as toalhitas dos vossos bebés por exemplo ou papel higiénico. Não tem drama nenhum.
Li como desvantagem a dificuldade em colocar e esterilizar entre cada período mas para mim nem um nem outro são desvantagens. Não acho nada difícil de pôr principamente depois de 2 ou 3 meses e esterilizar demora 3 minutos o que não é nada dramático tendo em conta que se faz apenas uma vez por mês.
Há dois tamanhos diferentes, o A e o B para quem já teve e para quem ainda não teve filhos.
Eu estou completamente rendida e não tenciono nunca mais na vida comprar tampões ou pensos higiénicos e era muito desconfiada em relação a isto. Para além disso, na altura de falar sobre este assunto com as minhas filhas é isto que lhes vou apresentar assim que estejam preparadas para não usar pensos (acho que ao início tem que ser não é?).
Em Portugal podem encontrar o Organi Cup nas seguintes lojas:
Farmácia da Terra
Loja EcologicalKids
Maria Granel
Sapato Verde - Eco/Vegan/Fair-trade Store
Bazar Bazar
Loja LafoNatura
NutriBio
ou comprar directamente no site e usar o código de envio grátis: amaejavai
Foi para mim a grande mudança que fiz e que tenho muita pena só ter descoberto o ano passado, teria sido uma vida muito diferente. Vos garanto. Gostava de saber se vão ter coragem de experimentar ou se já usam!




Comentários

  1. Não estou a conseguir colocar o código promocional.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria, vou já saber o que se passa. Um beijinho

      Eliminar
    2. Olá Marta. Depois de adicionar ao carrinho de compras aparece uma opção inserir código. Juntamente com outras opções de compra.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Eu já uso exactamente este :) já ultrapassei dois períodos com ele e é verdade sinto-me muito orgulhosa da questão ecológica! Mas infelizmente tenho sentido algum incómodo relativamente à "ponta" pois acaba sempre por "descer" e incomoda-me quando passo da posição sentada para a de pé e vice-versa! Talvez ainda não tenha atinado em algum pormenor! De qualquer das formas tenho tido em conta que o indicado pela própria marca é que só depois da 3a vez é que nos sentimos verdadeiramente adaptadas...portanto vou esperar!😊 porque fora isso estou super convencida e sim, é muito mais higiénico! Recomendo e de certeza que da minha parte a minha filha vai ouvir falar bem do copo menstrual!

    ResponderEliminar
  4. Este ano estou determinada em comprar um e finalmente experimentar. Entretanto tenho também recorrido aos pensos reutilizáveis de pano para os dias de menos fluxo e para as noites e tenho-me dado muito bem! Ah, e sim, gostava que escrevesses um post sobre como foi a adaptação e sobre situações como essa da casa-de-banho pública.:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Descobri os copos menstruais há cerca de 3 anos e é a partir desse momento que estou a utilizar. Fiz uma rápida pesquisa e desde logo fiquei bastante interessada e com vontade de experimentar! Sou sincera, a maior dificuldade que encontrei foi o introduzir e o remover do copo. Ao início pode ser um pouco mais desafiante - foi para mim. Mas por volta do segundo ciclo em que o utilizei já estava com mais prática e mais à vontade. Aprendemos rápido a dobra a utilizar no copo, a posição em que nos colocamos para o inserir. Depois disso, é mesmo uma maravilha. Recomendo a todas as minhas amigas - apesar de ainda ser a única a utilizar. Mas sinto-me super bem por o fazer, desde o início.
    Nunca tive de retirar o copo numa casa de banho pública, pois na maior parte das vezes, coloco antes de sair de casa e retiro à noite...passado 12h :)

    ResponderEliminar
  6. Há pouca gente ou quase nenhuma, no meu círculo de amigas, a usar e todas ficam reticentes, o que faz com que não tenha com quem esclarecer algumas dúvidas... A "ponta" comprida adaptei-a a mim e cortei-a o máximo possível, se modo a deixar-me confortável e espero não ter feito nada de errado! Já no que diz respeito à esterilização tenho algumas dúvidas, pois uso o produto próprio para lavar (uma vez por mês, no final da menstruação) e sempre me pareceu higienizado, contudo vai amarelecendo, o que já não me agrada tanto! Alguma sugestão ou é normal?

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho um. Usei uma vez e tal como os tampões não gosto. Sinto-me desconfortável o tempo todo. Noto imenso aquele corpo estranho dentro de mim.. Enfim, sensibilidade a mais acho eu! Mas aconselho a toda as amigas que se sintam confortáveis com tampões porque na realidade acho uma ideia ótima e higiénica. Sim, é chato ter de fazer a lavagem para quem é muito preguiçoso como eu mas tudo se faz!! Creio que dessa vez que o usei também tive de o mudar numa casa de banho pública porque me estava a incomodar mas não foi nenhum drama! Penso que até deveria ser algo oferecido na primeira consulta de "ginecologia" do centro de saúde. Sempre era uma medida ecológica e ajudava as meninas a colocar o copo e a adaptarem-se ao mesmo ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário