} Avançar para o conteúdo principal

Apresentados

episódio 2 - no corredor

Atravessou o corredor a medo. Era isso ou acordar novamente a irmã. O corredor era tão escuro que lhe parecia impossível a uma criança. As tábuas faziam-se notar a cada passo e ela preferia atravessá-lo em pressa do que se demorar por ali. Deviam ser uns 4 metros que lhe pareciam 12. Respirava fundo e ia de olhos fechados como se isso a protegesse do medo. O medo era de nada. Só do escuro, do desconhecido, do caminho, de não saber o que estava do outro lado.  Mesmo já tendo passado ali com a luz do sol. Quando chegava era bom e era mau porque era obrigatório voltar. Já sabia que nada se passava e que era só um caminho e mesmo assim voava para chegar o mais depressa possível. No dia a seguir era igual. Todos os dias.O mesmo corredor escuro. Todos os dias a luz da manhã a fazer esquecer a noite. As manhãs serviam para lhe descansar a alma e se rir de si mesma. Tinha a certeza que à noite não haveria medos porque estava tudo ali, tudo o que era para existir, tudo o que fazia realmente par

Copo menstrual para as nossas filhas?

Em 2017, inspirada pela experiência de uma amiga resolvi experimentar o copo menstrual. Este copo, por incrível que pareça foi idealizado em 1930 mas só recentemente - últimos 20 anos - é que começou a ser comercializado como hoje o conhecemos. Em silicone médico que garante não só a a sua durabilidade mas também a sua higiene e conforto. Muito facilmente me rendi e a minha experiência foi muito simples e tranquila como podem reler aqui.
3 anos depois ainda não voltei a usar nem tampão nem penso higiénico e não pretendo voltar. As vantagens que tenho encontrado são tantas neste momento, e ao contrário da minha desconfiança inicial, não encontro uma única desvantagem.
A nossa pegada ecológica diminui drasticamente uma vez que um copo, se for usado com todas as guidelines higiénicas, dura cerca de 10 anos. Eu pela lógica, não preciso de comprar mais nenhum e vou poupar cerca de 350€ até à menopausa e à volta de 9kg de desperdício ao nosso planeta já tão sobrecarregado. Em relação aos pensos e tampões sinto que é muito mais higiénico, não só para nós como para os outros uma vez que não deixa vestígio alguns. Quando está cheio despeja-se, lava-se e está pronto a voltar a usar. O que torna toda a experiência da menstruação - à qual não podemos fugir - muito mais leve, tranquila e higiénica. Com um fluxo normal pode usar-se até 12 horas e por isso podemos dormir sem estar a pensar no assunto o que ajuda a ter um sono tranquilo e despreocupado. Não me preocupo nunca com fugas porque na realidade nunca me aconteceu a não ser quando por algum motivo não coloquei bem o copo. É seguro e muito confortável, a verdade é que não se sente e isso é tudo.
Estou absolutamente feliz com esta opção e a razão pela qual volto a escrever sobre o assunto, é não só para reforçar esta minha convicção mas também para falar sobre a opção para adolescentes.
Uma das minhas grandes missões como mãe é falar sobre tudo com os meus filhos mesmo que isso às vezes me envergonhe ou vá contra a minha natureza mais reservada. E este é dos temas que naturalmente vai surgir e que quero que seja encarado com a maior naturalidade possível.
Sabiam que é mais caro sustentar uma filha do que um filho e não porque as miúdas gostem mais de roupa mas por toda a envolvente anatómica e tudo aquilo que envolve ser mulher ao longo da vida? Esta curiosidade sustenta o facto de ser necessário mais intervenção a este nível com as raparigas e apresentar várias opções às nossas filhas e ao mesmo tempo proteger a nossa carteira.
Uma das coisas que impedia ou dificultava o uso do copo pelas adolescentes, era o seu tamanho, feito para mulheres que não tinham tido partos naturais e para mulheres com partos naturais, (tamanhos A e B) excluía de certa forma as raparigas nesse período inicial, tão sensível.
A OrganiCup, marca que uso, lançou em Maio e a pedido de muitas adolescentes e mães o tamanho mini para que as adolescentes possam começar a usar ou mudar de outros métodos para o copo. É importante que se sintam confortáveis com o seu corpo e que o compreendam antes de o fazer, como com qualquer outro método mas é seguramente o que vou aconselhar às minhas filhas.
Não tenho dúvidas que toda  experiência teria sido diferente se isto já existisse no mercado no "meu tempo".
Caso queiram experimentar para vocês ou dar a conhecer às vossas filhas a OrganiCup disponibilizou um código promocional "amaejavai20" que podem usar no final da compra e poderão encomendar sem custos de envio.
Para encomendar é aqui
Caso prefiram comprar por cá podem saber onde há mais perto de vocês através deste link.




Post escrito com o patrocínio da OrganiCup

Comentários